Bayport recebe Diploma de Reconhecimento
08.01.2024

O Ministério da Saúde, por meio do Serviço Nacional de Sangue (SENASA), conferiu o Diploma de Reconhecimento ao Bayport Financial Services Moçambique (MCB), S.A., em virtude da sua parceria nas acções de doação de sangue.

O feito teve lugar a 30 de Novembro na Sede do Bayport, onde a equipe do SENASA, liderada pela Directora Geral Adjunta do Serviço Nacional de Sangue, Dra. Dina Ibraimo, formalizou a entrega do referido Diploma de Reconhecimento.

O Administrador Delegado do Bayport, Bene Machatine, expressou a sua gratidão, afirmando: “Este Diploma de Reconhecimento é o colorário de um dos pilares da  estratégia social, particularmente na dimensão de apoio a preservação da vida que se consubstancia na doação de sangue, que é um acto altruísta, de amor ao próximo e que ajuda a salvar vidas. O Bayport continuará nesta jornada de apoio ao SENASA pois, não existe substituto do sangue e nós continuaremos a mobilizar os nossos colaboradores, clientes e agentes para aderirem a esta causa social.”

Segundo a Dra. Dina, “expressamos a nossa profunda gratidão por ter o Bayport como parceiro e pelo significativo contributo que tem dado ao SENASA na execução destas campanhas. O nosso desejo é que ninguém tenha que ser chamado a doar sangue para um membro da família doente. Almejamos sempre contar com reservas adequadas para atender a todas as necessidades de sangue em todas as unidades de saúde. Infelizmente, as doações voluntárias ainda estão aquém do ideal, e é por isso que estas campanhas têm uma importância vital para nós.”

Conforme os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), se 3.5% a 5% da população de um país doar sangue regularmente, haverá reservas suficientes para atender às demandas deste precioso líquido. Moçambique doa, em média, 130 mil unidades de sangue anualmente para uma população de cerca de 31 milhões de moçambicanos, representando menos de 1% da população. Mais de metade dessas doações provêm de dadores repositores ou de familiares. A consciencialização sobre a importância da doação voluntária é crucial para alcançar níveis adequados de reservas sanguíneas no nosso país.

Noticias